Declarações de Rui Borges, treinador do Sporting, após a vitória por 2-0 sobre o Alverca.
Rui Borges
Dificuldades do Sporting: "O Alverca com um bloco baixo, bastante baixo nalguns momentos, quase dentro da sua área a defender com uma linha de cinco e mesmo de seis, a olhar para a referência na frente, sabíamos que ia ser, eles a tentar transições, a conseguir ligar com o avançado umas três bolas, um bom avançado. Mas fomos competitivos e conseguimos anula-lo pelo Inácio e Diomande. Adiamos o golo, fomos perdendo energia, deixamos o jogo entrar num modo que agradava mais ao Alverca, com a bola a rolar de forma lenta. Criamos oportunidades, se tivéssemos marcado antes, o jogo seria diferente, o Alverca não ia fechar tanto e ia dar mais espaço. Faltou mais movimentos de ataque à profundidade, diagonais curtos, para arranjar espaços entrelinhas."
Segunda parte diferente: "Na segunda parte entrámos bem, tentamos marcar cedo para abrir o jogo e ir ao que eu queria do jogo. Não abrimos. Mas o Alverca não criou nada ao longo do jogo, tentou sair em transições mas anulámos tudo. Juntámos o Fotis Ioannidis mais perto do Luís Suáerz e Pote mais atrás, que tem outra tomada de decisão que não tem o João Simões. Saiu certo [a aposta], fizemos um golo de bola parada e depois um momento de inspiração que nos tinha faltado na primeira parte, Pote faz o 2-0. Depois o jogo entra num modo mais parado, algo normal, malta mais cansada. Vitória justíssima."
Entradas de Quenda e Ioannidis foram cruciais? "Pensou que sim, o Fotis Ioannidis faz um golo, é um jogador mais de ataque à profundidade do que o Luis Suárez, mais perigoso na bola parada. Senti que estava amassado de terça-feira. Respondeu, fez golo, dá resultado. O Pote vem para uma posição diferente e faz golo, tem oportunidade para rematar e faz muitos golos de belo efeito. Era tentar coisas de Pote para tentar resolver o jogo, com uma assistência ou golo dele."
Fresneda: "Penso que tem uma pequena entorse, ainda não sei a gravidade. Mas penso que não será tão grave. Que volte rápido para termos todos disponíveis. É mais traumática que outra coisa, temos de saber lidar com isso, o azar de uns pode ser a sorte de outros. Imagem do grupo é o coletivo."
Apoio nas bancadas: "Obrigado aos adeptos que foram importantes na terça-feira e hoje voltaram a ser importantes no apoio à equipa."
Sporting pode beneificar em jornada com Guimarães-Benfica e FC Porto-SC Bragfa? "Não, o único benefício é o Sporting. Fizemos o nosso, só estou focado no que posso controlar, e controlo a minha equipa. Fizemos o que nos competia, era um jogo difícil. Fizemos a nossa parte."
Juventus troca de treinador: "Sim, vão ter um só jogo antes do nosso, treinador novo, equipa que já é grande e agora com a mudança de treinador vão ganhar energia, vontade, compromisso diferentes. Não sabemos nada de estratégia deles. Não vamos ter muito tempo para analisar, para estudar..."
O Sporting alcançou, de forma provisória, o FC Porto (tem menos um jogo) na liderança da Primeira Liga de futebol, ambos com 25 pontos, ao vencer na noite desta sexta-feira o Alverca por 2-0 em Alvalade, jogo inaugural da 10.ª jornada da prova.
Após um primeiro tempo sem golos, o suplente Ioannidis e uma "bomba" de Pedro Gonçalves resolveram o jogo para os bicampeões nacionais. Depois de ter vencido 5-1 os ribatejanos na última terça-feira para a Taça da Liga, desta vez a tarefa foi bem mais complicada.
Na próxima terça-feira o Sporting joga em Itália com a Juventus, na 4.ª jornada da Liga dos Campeões, prova onde soma duas vitórias e uma derrota nos três anteriores encontros.